Transtornos ansiosos da mulher

Os transtornos ansiosos acometem aproximadamente 14% da população. O mais comum é a fobia específica, seguida da fobia social, transtorno de pânico e transtorno de ansiedade generalizada.

As mulheres são mais vulneráveis aos transtornos ansiosos não só socialmente, devido ao acúmulo de funções, mas biologicamente. Mulheres têm uma resposta mais intensa e rápida a estressores que os homens, isto é, a secreção do hormônio do hormônio do estresse, cortisol, se dá de forma mais rápida e é até 40% maior que nos homens. 

Além disso, mulheres são mais frequentemente vítimas de eventos traumáticos como por exemplo, abuso físico, psicológico e físico. Estes eventos têm sido relacionados a respostas disfuncionais do cérebro em resposta ao estresse, o que aumenta o risco de transtornos de ansiedade em até cinco vezes.

Os transtornos de ansiedade podem ser tratados com psicoterapia, psicofármacos e mudanças no estilo de vida. É importante a avaliação da personalidade do paciente, pois a forma como ele se vê, vê os outros e enxerga o mundo pode levar a avaliações errôneas da realidade, aumentando os sintomas ansiosos. Traços de personalidade disfuncionais podem ser tratados de forma eficaz a partir da construção de um vínculo terapêutico sólido e psicoterapia.

  

Saiba quem pode te ajudar

Dra. Sarah Cristina Zanghellini Rückl
CRM-PR 22.950
RQE 14.431

A doutora Sarah Cristina Zanghellini Rückl é medica há 20 anos e atua como psiquiatra há 17 anos. Possui pós-graduação em psicologia clínica pela PUC-PR e doutorado pela Universidade de Heidelberg na Alemanha. Além disso, é especialista em psicoterapia do tipo EMDR (Eyes Movement Desensitization and Reprocessing).

Atualmente atua como professora da Universidade Federal do Paraná na graduação e pós-graduação em Saúde da Mulher.

Você é importante e merece ser ouvida, entre em contato.

Av. Presidente Getúlio Vargas, 3620 - cj 402

(41) 3057-3306 | 99111-3306

contato@saudementaldamulher.com.br

    Faça contato pelo whatsapp Faça contato pelo whatsapp