A perimenopausa é um período de transição marcado pelo fim da vida reprodutiva da mulher e ocorre entre 40 a 60 anos, com a média de idade de 51,4.
A menopausa é a última menstruação e é definida a partir de 12 meses em amenorreia.
Apenas 20% das mulheres passarão por este período assintomáticas, enquanto 80% apresentarão sintomas neurovegetativos, isto é, “calorões”, alterações de humor, de sono e na cognição, incluindo alterações da memória e atenção. Em casos mais graves, pode ocorrer ideação suicida.
Por se tratar de um período de transição e vulnerabilidade para a mulher, sintomas não tratados como a insônia, a depressão e o declínio cognitivo, podem aumentar o risco para doenças degenerativas, principalmente a doença de Alzheimer e a esclerose múltipla.
O tratamento pode ser através da reposição hormonal. Os sintomas relacionados ao sono, humor e cognição podem ser tratados com psicotrópicos prescritos pelo psiquiatra.
É importante ressaltar que para mulheres que possuam contraindicação de terapia de reposição hormonal devido a histórico de câncer, o uso de antidepressivos específicos está indicado para o tratamento de sintomas neurovegetativos, isto é, os “calorões”.